A Base Nacional Comum Curricular, também conhecida como BNCC, é um documento que faz parte do rol das legislações educacionais do Brasil e que tem como principal objetivo estabelecer os conhecimentos essenciais que crianças e jovens devem aprender na educação básica brasileira, independentemente do lugar onde moram ou estudam.

Pela primeira vez, o Brasil tem uma lei que define e norteia esses conhecimentos essenciais, bem como decreta a igualdade e o direito de aprendizagem em todo país, ou seja, todos os estudantes terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental.

Nesse sentido, todas as escolas públicas e particulares do Brasil, independentemente dos seus princípios básicos, devem atender aos conteúdos nele dispostos. BNCC é um documento denso e repleto de especificidades, sendo importante que todos os brasileiros tenham conhecimento do seu conteúdo.

Se você quer entender melhor o que é Base Nacional Comum Curricular, continue a leitura para conhecer as questões mais relevantes e entender a sua importância!

Como a BNCC funciona

A BNCC funciona com o sentido de nortear os objetivos de aprendizagem de cada fase da formação escolar básica em todos os estados brasileiros, sendo respeitadas as particularidades de cada instituição relativas às suas metodologias de ensino e princípios, assim como os aspectos sociais, culturais e regionais. Assim, as diferenças regionais existentes no Brasil não vão dificultar a sua implantação.

Nesse sentido, as instituições escolares terão plena liberdade na construção dos seus currículos, de acordo com suas propostas de ensino e suas linhas pedagógicas, desde que estejam sintonizados com a BNCC. É importante ressaltar que a base não é composta de um currículo, mas sim de referências que devem ser verificadas na revisão do sistema de ensino.

Para tanto, todas as escolas do território brasileiro são obrigadas a cumprir as diretrizes estabelecidas no documento, que definem os conhecimentos que devem ser aprendidos pelos estudantes em cada etapa da educação básica.

Como ela é composta: base comum e parte diversificada

A BNCC tem uma separação entre a base comum e a parte diversificada. Enquanto a base comum traz definições pertinentes a todas as instituições escolares do país, a parte diversificada corresponde aos conteúdos complementares determinados pelos sistemas de ensino e pelas instituições escolares.

Nesse sentido, a parte diversificada complementa a base comum de acordo com as características regionais, culturais, sociais e econômicas. Assim, tem o propósito de inserir novos conteúdos aos currículos que sejam correspondentes às competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

A parte diversificada se faz necessária devido à grandeza territorial do Brasil, que contempla vários tipos de realidades. Assim, como forma de suprir as carências e necessidades das escolas brasileiras em seus diferentes contextos, é muito importante respeitar essa diversidade.

A BNCC e a parte diversificada deverão, portanto, integrar o paradigma curricular. Mediante a sua totalidade, a parte diversificada pode corresponder a até 40% dos conteúdos dos currículos escolares.

Qual é a diferença para o atual sistema de ensino

A BNCC foi elaborada em conformidade com os preceitos colocados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais — os chamados PCNs — e as diretrizes curriculares — as chamadas DCNs — que existiam até então. Entretanto, a BNCC é mais específica, estabelecendo com mais nitidez os objetivos de aprendizagem essenciais de cada ano escolar.

Além disso, o documento será obrigatório em todos os currículos de todas as redes escolares do Brasil, públicas e particulares, ao contrário do que determina o atual sistema de ensino, em que o documento deve continuar prevalecendo, mas apenas como orientador e não como obrigatório.

Em relação aos livros didáticos do atual sistema de ensino, eles deverão passar por revisão para que seus conteúdos contemplem o que é determinado pela BNCC.

Como mudará o contexto educacional brasileiro

A BNCC tem grandes expectativas de mudar o contexto educacional brasileiro no sentido de superar as dificuldades presentes na área da educação que estão relacionadas aos problemas sociais e regionais.

O documento vai contribuir para que todos os estudantes do Brasil, dos ensinos infantil, fundamental e médio, tenham direito à educação assegurada e de forma igual. Nesse sentido, a BNCC promete melhorar alguns problemas recorrentes do sistema educacional brasileiro.

A base comum vai impactar as escolas nos próximos anos, visto que possibilitará uma forma de aprendizagem mais ativa, de modo que novas formas de didática serão necessárias para alcançar esses objetivos.

Por que a BNCC é importante para a formação dos alunos em todas as etapas escolares

A BNCC assume primordial importância na formação dos alunos de todas as etapas do ensino básico, uma vez que tem o propósito de assegurar aos alunos uma educação que os estimulem para um desenvolvimento pleno, de modo que eles possam também desenvolver um pensamento crítico como cidadãos e atingir objetivos na vida.

Nesse entendimento, a base comum é um documento moderno, que será um forte instrumento para nortear as práticas pedagógicas e políticas educacionais em direção ao futuro.

A base comum vai contribuir para que todos os alunos do ensino básico tenham o direito à educação pública de qualidade assegurado — além de possibilitar uma educação realmente necessária ao século XXI.

A BNCC tem previsão de começar a ser executada nas escolas brasileiras a partir de 2019. A Resolução CNE/CP nº 2, de dezembro de 2017, determina que os currículos das escolas públicas e privadas têm até dois anos para se adequarem aos dispositivos do documento. Essa adequação deve ser realizada preferencialmente até o início de 2019.

Sua implantação será gradativa. O esperado é que o país tenha grandes desafios para garantir as condições necessárias para a sua efetivação em todo o território brasileiro.

Para tanto, é essencial o engajamento de equipes, estudantes, famílias e sociedade — e que todos procurem conhecer melhor o que é Base Nacional Comum Curricular para que os objetivos esperados possam ser alcançados. A BNCC é um avanço na história da educação brasileira e tem a real possibilidade de alcançar a plena qualidade de ensino no Brasil.

Gostou de saber o que é Base Nacional Comum Curricular e qual a importância dela? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário