Convencer uma criança a sair da frente da televisão, do smartphone ou do tablet nem sempre é uma tarefa simples. A tecnologia oferece grandes possibilidades de entretenimento. Dessa forma, brincadeiras (como pique-esconde, elástico etc.) e práticas esportivas são deixadas de lado. Essa situação parece familiar para você? Pois saiba que a falta de esportes para crianças pode prejudicar o desenvolvimento motor, emotivo e social.

E claro, isso influencia diretamente a saúde e aumenta os riscos do sedentarismo infantilVocê já se perguntou o motivo de inscrever seu filho em alguma modalidade esportiva? Então, continue a leitura e conheça os benefícios dos esportes para crianças!

Auxilia no combate à obesidade infantil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas últimas quatro décadas, o número de crianças e jovens obesos (entre 5 e 19 anos) aumentou dez vezes. No Brasil, esses dados estão relacionados ao crescimento do sedentarismo. Inclusive, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a maioria dos adolescentes não pratica atividade física.

Como mãe, você não deseja que seu filho faça parte dessa estatística, não é mesmo? Por isso, em 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou o manual de Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. Nesse documento, a entidade apresenta aos pais algumas maneiras de combater a obesidade.

Uma das orientações é estimular a prática esportiva. Para isso, é importante dar exemplos e oferecer opções para que a criança se sinta à vontade e tenha interesse em continuar na modalidade. A recomendação varia conforme a idade, mas a OMS afirma que, no mínimo, a criança deve ter uma hora de exercícios aeróbicos por dia.

Aprimora a coordenação motora

Os esportes para crianças exercem um interessante papel no desenvolvimento motor. As atividades físicas oferecem diferentes estímulos, como chutar, pular, pegar, correr etc. Quando inserida nesse ambiente, a criança começa a exercitar músculos e membros não trabalhados em atividades cotidianas.

Na educação infantil, é essencial apresentar ou incluir na rotina diferentes esportes, pois é nessa fase que os pequenos têm maior capacidade de aprender e desenvolver movimentos e habilidades específicas.

Desenvolve a capacidade emotiva

Além do físico, os esportes trazem benefícios para o psicológico das crianças. Por meio das atividades, os pequenos desenvolvem habilidades como criar metas, ter disciplina, lidar com resultados adversos, gerar autoconfiança e autoestima, criar responsabilidade, entre outras.

Diante dos diversos cenários e situações oferecidas pelas modalidades esportivas, meninos e meninas desenvolvem o autoconhecimento, experimentando novas reações e sentimentos.

Aumenta a sociabilidade

Seu filho é tímido? Nesse caso, um esporte coletivo é ideal para desenvolver a sociabilidade! Atividades em grupo como vôlei, futebol ou basquete oferecem oportunidades para fazer novas amizades. Além disso, as atividades coletivas fortalecem o espírito de liderança e trabalho em equipe. Dessa forma, ao mesmo tempo em que o seu filho desenvolve a autoconfiança, diminui a timidez.

Os esportes para crianças trazem inúmeros benefícios e ajudam na formação de um adulto ágil, inteligente e empático. A família tem papel importante, dando suporte e incentivo. Vale lembrar que exigências e cobranças exageradas em relação ao rendimento são prejudiciais. A atividade esportiva deve ser interpretada pela criança como um momento de lazer e felicidade.

O que achou do nosso conteúdo? Percebeu o quão benéfica a prática esportiva pode ser para o seu filho? Então, aproveite para nos seguir no InstagramTwitter, e curta a nossa página no Facebook.

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário