Como sabemos, a escola é um espaço no qual crianças e adolescentes passam grande parte de suas vidas. Da mesma forma, as escolhas dos pais têm um grande peso no futuro educacional dos filhos. Nesse sentido, entre os vários pontos que devem ser levados em consideração no momento de escolher um colégio, podemos destacar a importância do material didático e dos métodos de ensino.

O espaço escolar é também o lugar em que laços se formam, e muitas dessas ligações podem durar a vida inteira. Experiências são vividas e conhecimentos, adquiridos e trocados, de tal forma que aí reside a importância de se dar uma boa base sobre a qual o aluno poderá desenvolver seu futuro.

O material didático é a ferramenta na qual o conhecimento está instrumentalizado. Por meio dela, esse saber depois será analisado, criticado e reconstruído. A palavra escrita tem um forte poder de legitimação. Assim sendo, torna-se bastante relevante que o material didático seja utilizado em sala de aula visando construir uma sociedade mais igualitária e com bons valores humanos.

Pensando em tudo isso, este post apresenta informações sobre a importância do material didático e os principais motivos por que ele pode prover uma boa apreensão dos conteúdos, além de suscitar um pensamento crítico de qualidade. Então, continue a leitura e saiba mais!

Promove o pensamento crítico

A humanidade está em constante mudança, afinal, ela é um reflexo daqueles que a compõem, e ambos vivem em uma estreita relação interdependente. Para que uma sociedade possa crescer e evoluir de forma mais igualitária, com seres mais empáticos e sensíveis aos problemas do semelhante, é preciso que os indivíduos que dela fazem parte sejam devidamente educados.

O material didático que se propõe a debater assuntos complexos e que considera problemas que envolvem identidade, desigualdade social, diversidade cultural, entre outros, auxilia diretamente na construção de um conhecimento plural e diversificado.

Desperta o conhecimento pluralizado

É muito comum que os materiais didáticos sejam divididos em áreas específicas. Esse tipo de ensino compartimentalizado traz a impressão de que os conhecimentos adquiridos na escola não são interconectados e tampouco conversam entre si. Essa situação faz com que a ideia de que tudo é parte de uma instrução inútil acabe se proliferando.

Um material que faça conexões entre os diversos campos do saber, que pratique a intertextualidade em suas mais diversas formas e que mostre que cada conhecimento apreendido tem relação com a própria vida real consegue prover aprendizados para o cotidiano e não apenas para passar em provas de vestibular.

Aumenta o interesse pela leitura

A arte de contar histórias é um dos principais elementos que contribuíram para o ser humano chegar até os dias atuais. Quando você conta ou ouve uma história, o que entra em ação é a capacidade de criação, de imaginação, de maravilhamento com mundos desconhecidos e de fazer despertar a empatia por outras experiências.

A leitura é uma das formas mais antigas de passar conhecimentos, crenças e modos de viver. Logo, um material didático que torne a leitura uma atividade instigante faz com que a capacidade de criar e de ver o mundo sob prismas diferenciados seja colocada em prática.

Contribui para a formação de conhecimentos mais amplos

Um bom material didático auxilia o aluno a se sair bem nas matérias, fazer bons testes seletivos e ter médias aceitáveis. No entanto, é um conhecimento instrumentalizado apenas por um período determinado de tempo. O material didático excelente é aquele que vai acompanhar o indivíduo mesmo depois que ele sair do espaço escolar.

A importância do material didático excelente está no fato de ele servir para a vida, para auxiliar na compreensão do mundo físico, da realidade compartilhada e das relações que se trava em sociedade. Isso acontece na medida em que ele não se debruça apenas no conhecimento sem tecer ligações com a vida real, mas sim encoraja o encontro dessas conexões.

Permite a interatividade

Vivemos em um mundo altamente globalizado e virtual. Crianças e adolescentes têm uma relação muito mais próxima com a tecnologia do que em períodos anteriores. Portanto, isso deve ser fortemente ponderado no momento de escolher um colégio considerando seu material didático. Não é possível negar a amplitude da tecnologia, assim como é incoerente exigir um ensino totalmente tradicional.

A cada dia, as escolas estão se dando conta de que ensino e tecnologia devem andar juntos e fazer muito pela construção do conhecimento. Jogos de videogame, sites de conteúdo escolar interativo, interação dinâmica em sala de aula, entre outros, estão se tornando uma realidade. Dessa forma, trazer o conhecimento ao centro de interesse da criança e do adolescente é uma tática bastante válida de ensino.

Encoraja a curiosidade e o espírito de descoberta

A curiosidade é uma força motriz na sobrevivência do indivíduo: se o homem pré-histórico não tivesse tido a curiosidade de saber o que o fogo causava, por exemplo, os alimentos nunca teriam sido cozidos, e os nutrientes provindos de uma alimentação diferenciada provavelmente não seriam conhecidos.

Encorajar o espírito de descoberta é fazer com que a criança esteja sempre exercitando o pensamento, a imaginação, a propensão à criação. A criatividade é o que nos permite avançar e deve ser sempre encorajada.

Auxilia o professor a mediar o conhecimento

Sem dúvidas, o professor é uma referência de extrema importância na construção do conhecimento. Por sua vez, o material didático é uma das suas principais ferramentas de trabalho, afinal, o conhecimento é vasto e, ainda que tenha sido dividido em áreas de atuação, o volume de informações é impossível de ser estudado em sua totalidade.

O material didático é responsável por tentar mostrar o máximo porém essencial em poucas páginas. Por esse motivo, deve-se sempre levá-lo em consideração na escolha da escola ideal. Esta última deve sempre fornecer materiais didáticos que auxiliem no aprendizado do aluno da melhor maneira possível. Sendo assim, tenha sempre em mente o que você deseja para o seu filho, a qualidade de vida dele e a projeção de conquistas no futuro.

Se você gostou das nossas dicas sobre a importância do material didático e gostaria de conhecer melhor as nossas metodologias, entre em contato conosco! Estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo no que você precisar!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário