A arte faz parte da vida das crianças como uma ferramenta de leitura do mundo e de si mesma. Isso possibilita que elas adquiram atitudes fundamentais para o seu desenvolvimento, como criatividade, sensibilidade e senso crítico. A importância da arte na educação infantil não para por aí: ela promove o desenvolvimento perceptivo e social do indivíduo, o que enriquece o universo cultural das crianças.

Assim, propor atividades diferentes e que estimulem a criatividade dos pequenos é muito enriquecedor, pois apresenta novos mundos e proporciona novas experiências. Por isso, o ensino da arte é um meio importante para que os estudantes possam compreender a sua própria realidade e a dos outros.

Neste post, vamos mostrar como a arte na educação infantil contribui para o desenvolvimento e para o aprendizado da criança. Confira!

Estimula a criatividade

A arte pode servir como um salto para desenvolver a criatividade. Qualquer que seja a forma que a criança se sinta confortável em expressar as suas iniciativas artísticas, ela tem papel essencial em seu desenvolvimento intelectual.

Isso acontece porque a expressão artística está relacionada à imaginação e à capacidade de pensar fora da caixa, de ver o mundo além do óbvio, além de contribuir com a elaboração de alternativas para os problemas.

Cada rabisco que a criança faz é uma história e tem um contexto. Por isso, é importante lembrar que o ambiente escolar não deve ser o único local onde a arte é celebrada e incentivada.

Permite que a criança expresse suas emoções

As emoções fazem parte de todos os seres humanos, no entanto, tudo é novo na infância. À medida que as crianças compreendem o funcionamento do mundo, elas buscam mecanismos para se expressarem em relação a ele.

Assim, elas encontram dentro de si algumas maneiras para exprimir sobre o que vivenciam, interpretando a realidade que as cerca. Por meio da arte, a criança pode expressar seus sentimentos com rabiscos, desenhos, pinturas, danças e invenções de personagens.

Incentiva a percepção com os cinco sentidos

A arte na educação infantil pode facilitar a análise que a criança tem de si com outras pessoas. As cores e os tamanhos nos desenhos, além dos formatos e das escolhas nos moldes de massinha, são indícios de que as informações de fora estão sendo interpretadas e absorvidas por todos os cinco sentidos.

Logo, enquanto um personagem com certas características está sendo inventado, a criança aguça a sua capacidade de observação e sua sensibilidade.

Auxilia a escrita

Fazer rabiscos no papel é um jeito de exercitar as capacidades que serão necessárias mais adiante, como no caso da escrita. Cada letra do alfabeto é considerada um desenho padronizado e, assim, desenhar com giz de cera, lápis de cor ou pincel auxilia na formação das palavras na fase de alfabetização.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo depois da alfabetização, a criança deve continuar a ser incentivada a se expressar por meio da arte.

Como foi visto, compreender a importância da arte na educação infantil é essencial para que a criança possa se expressar e construir sua percepção de mundo. Por isso, não se esqueça de estimular a arte em casa durante as atividades com a família, por meio de materiais com diferentes cores e texturas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, descubra também quais modalidades do esporte infantil ajudam no desenvolvimento das crianças!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário