Todos nós queremos educar nossos filhos da melhor maneira possível. Alguns pais têm a ideia de separar o ambiente familiar do ambiente escolar. A rotina de casa ficaria, então, com o lazer, e a rotina escolar, com a obrigação. No entanto, os especialistas em educação garantem que o envolvimento da família no aprendizado é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

No entanto, às vezes, nosso dia a dia é tão atarefado que achamos que não dedicamos tanto tempo como deveríamos a todos os aspectos da educação dos nossos filhos. Mas não se preocupe! Não é a quantidade de tempo que realmente interessa, mas a qualidade do tempo que passamos junto a eles. Para isso, é bom criar alguns hábitos em casa. Leia as dicas a seguir!

Dê o exemplo em casa

A criança e o adolescente estão em constante crescimento e aprendizagem. Em termos educacionais, não existe uma separação propriamente dita entre a casa e a escola. O exemplo que eles têm em casa, levam para a escola. O que eles aprendem na escola aparecerá em casa.

Por isso, além de estimular os valores que toda mãe e todo pai já se preocupam em passar, é indispensável acompanhar os estudos do seu filho. O interesse que você demonstra pela educação é um estímulo para ele progredir sempre. É preciso tirar da educação a ideia de que é algo chato, só uma obrigação. A educação é importante, e é necessário passar essa mensagem.

Converse sobre a rotina escolar

Uma família que conversa cria um clima de acolhimento em casa. Isso é essencial para que o seu filho se sinta à vontade para conversar sobre os problemas, inclusive os escolares. Dialogue sobre os temas aprendidos na escola, mas sempre de forma descontraída. Peça para o seu filho explicar alguma coisa e mostre interesse no que ele diz, mas sem cobrar conteúdos  isso a escola já faz. A ideia é criar uma relação de prazer com o estudo.

E é sempre bom arrumar um tempo para falar com seu filho sobre qualquer assunto. Mas sem avançar em seus limites: ele mesmo tem que se sentir acolhido para se abrir. Às vezes, seu filho está passando por algum problema na escola em que estuda, e nada melhor para ele do que se sentir seguro em casa para poder conversar.

A conversa auxilia no convívio entre a família, e, certamente, é fundamental quando se pensa na formação em sentido pleno.

Esteja presente na escola

Além de trazer os temas escolares para dentro de casa, a família deve estar presente na escola. Ir às reuniões, visitar a escola caso tenha qualquer tipo de dúvida, ficar de olho em como são passados os conteúdos  todas essas medidas são formas de você conhecer o seu filho e também a escola em que ele estuda.

Assim, é importante que o seu filho esteja em uma instituição que tire suas dúvidas e que acolha os pais e os alunos, criando uma rotina escolar saudável. Uma escola que acredite nos valores em que você acredita sempre será melhor para que a educação aconteça em sintonia. Uma formação completa só pode surgir dessa interação entre pais, alunos e escola.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer ter acesso a outros posts como este? Então siga-nos no Facebook e no Twitter e acompanhe nossas publicações! Vamos lá!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário