As ferramentas digitais podem colaborar com o processo de ensino, mas a tecnologia, por si só, não é suficiente. O ensino híbrido combina o uso da tecnologia digital com a interação presencial e visa o ensino personalizado, sendo um modelo que pode promover a combinação contínua do ensino online com o ensino presencial.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é o ensino híbrido, como a tecnologia impactada na educação e quais suas vantagens.

Boa leitura!

O que é o Ensino Híbrido?

O ensino híbrido é um método que combina a aprendizagem presencial e a distância, para que os alunos possam interagir com colegas e professores online ou em sala de aula para aprender individualmente.

Além disso, propõe a ideia de inovar os modos tradicionais de ensino por meio da combinação de tecnologia e educação para estimular o papel dos alunos no processo de aprendizagem.

No cotidiano, os alunos trocam sua experiência entre o virtual e o real, de modo que esse senso de realidade se estende à importância da experiência escolar, estimulando-os a desenvolver aprendizagens mais significativas e específicas.

Embora a tecnologia seja uma excelente ferramenta de aprendizagem, ela sozinha não é eficaz, por isso é necessário combinar o ensino virtual com o presencial, que é realizado pelos professores em sala de aula com base nos modelos tradicionais.

Podemos pensar que a raiz do termo “ensino híbrido” é que não existe um método de aprendizagem único, e a aprendizagem é um processo contínuo.

O uso da Tecnologia na Educação

Na educação, as pesquisas sobre o uso da tecnologia digital no processo de ensino não são recentes. Desde o final do século passado, juntamente com o uso de computadores nas escolas, algumas pesquisas têm sido realizadas para determinar as estratégias e consequências de tal uso.

Alguns estudos sobre o uso da tecnologia têm mostrado que ela tem um impacto importante nos métodos de aprendizagem, métodos de contato, construção de significados e valores.

No entanto, muitos desses estudos enfatizam a importância de se restabelecer a cultura escolar para que esse novo paradigma tenha um impacto positivo no ensino.

Isso faz sentido porque, embora muitas instituições de ensino tenham instalado computadores em seu trabalho diário, ainda é difícil mudar a forma como lidam com os planos de aula.

Embora já exista em diferentes ambientes do cotidiano e seja considerado importante na educação, o uso está mudando lentamente.

Quais são as vantagens do ensino híbrido?

O ensino a distância possibilita que os alunos utilizem recursos digitais para a aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar, obtendo assim maior autonomia nos métodos de adquirir conhecimento, tempo, localização ou objetos.

O objetivo desta abordagem é que as duas modalidades de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes, tornam as atividades escolares mais dinâmicas.

As vantagens do ensino híbrido incluem a mudança dos métodos de aprendizagem, a autonomia dos alunos para aprender de forma independente, a abordagem da realidade social e a individualização do ensino.

Este método de aprendizagem se enquadra no conceito de escola inovadora e nas competências futuras esperadas pelo mercado de trabalho, pois sua abordagem positiva estimula o desenvolvimento global dos alunos.

Escreva um comentário