Um dos grandes desafios familiares é sobre como incentivar seu filho a estudar. O mundo contemporâneo oferece muitas opções de diversão, e a cada dia novas maneiras de preencher o tempo surgem no mercado. Sendo assim, é importante que os pais reconheçam sua posição de poder e influência nas vidas de seus filhos.

Essa postura de controle permite que os pais estejam mais envolvidos com os processos educacionais, e que auxiliem no aprendizado da criança no período em que estes não estão na escola. A continuidade da educação em casa é essencial para a formação de um indivíduo mais preparado intelectualmente, e que saiba lidar com a pressão psicológica de testes e provas.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo a se comunicar melhor com o seu filho em relação aos benefícios e vantagens de uma educação continuada em casa. Continue sua leitura e descubra como incentivar crianças e adolescentes a estudarem.  

Qual é a importância dos pais no ensino dos filhos?

O ambiente familiar pode, inclusive, ajudar a criança ou o adolescente a superar alguns problemas de compreensão. Na escola, vários fatores podem impedir que dúvidas sejam sanadas, como timidez frente aos colegas, falta de atenção ou mesmo o desvio desta. Em casa, com o apoio familiar e ao sentir-se em ambiente seguro, a criança pode se expressar em liberdade.

Como incentivar o filho a estudar?

A seguir, mostramos algumas técnicas eficientes que incentivam as crianças e adolescentes a aprender, mesmo estando longe da escola. Acompanhe.

1. Mostre a importância de aprender

É muito importante que seu filho compreenda a dimensão da importância dos estudos em sua vida. Respostas que indicam uma posição de poder sem espaços para discussão, que apenas ordenam sem estipular um motivo, desmotivam o aluno e faz com que o ensino se torne em uma tarefa desagradável. Explique os motivos e mostre as possibilidades que o ensino oferece.

2. Estabeleça horários e pausas

A delimitação dos horários permite que seu filho tenha um senso maior de organização, e comece a se dar conta da importância de dividir o tempo entre tarefas obrigatórias e aquelas que trazem prazer. Por isso, é importante respeitar os momentos livres e de lazer, afinal, o estudo em demasia pode gerar outros problemas, como o estresse e o cansaço.

3. Defina quais serão as metas com os seus filhos

Trabalhe em conjunto com seu filho e faça com que ele seja uma peça ativa, de fato, no processo. Definir as metas que vocês esperam que ele alcance é uma boa maneira de inseri-lo no processo. Esse tipo de competição de uma pessoa pode se tornar uma forma divertida de aprendizado e permite o trabalho com um sistema de recompensas, o que nos leva ao item seguinte.

4. Estabeleça um sistema de recompensas

Recompensar o seu filho por um serviço bem desempenhado é uma forma de mantê-lo interessado no aprendizado. No entanto, é importante saber qual é o tipo correto de recompensa: aquelas que envolvem um tempo de qualidade que pode ser apreciado entre vocês é um bom exemplo, ao passo em que oferecer dinheiro pode denotar algo negativo.

5. Escolha um local sem TV e computador

Estamos vivendo um momento profundamente imagético, em que tudo está conectado e as opções de diversão são inúmeras. Dessa forma, é muito comum que as crianças tenham uma dificuldade maior em permanecer quietas e estudando, em vez de estarem engajadas em muitas outras atividades. Um ambiente que seja adequado ao estudo, que não tenha televisão ou computador pode ajudá-lo a se concentrar melhor.

Saber como incentivar seu filho a estudar mais, além do ambiente escolar, é uma maneira importante de auxiliá-lo a construir uma base sólida de conhecimento. Fazer com que esse conhecimento esteja interconectado, e não fazer parte de um apanhado de informações decoradas, é essencial na construção de um indivíduo crítico que poderá se destacar futuramente.

O que achou das informações que trouxemos neste texto? Se você gostou das nossas dicas sobre como incentivar seu filho a estudar em casa, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ensinar os seus pequenos as vantagens do ensino.

 

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário