Ao terminar o Ensino Fundamental, os pais costumam fazer esta pergunta: “Meu filho deve mudar de escola no ensino médio?”

Por alguns motivos, as pessoas são céticas ao procurar um colégio que possa se preparar melhor para as provas de vestibulares. Ou, o filho quer acompanhar colegas para outra escola.

Essa mudança trará novos períodos de adaptação escolar e social. Portanto, é aconselhável considerar vários aspectos antes de tomar uma decisão, assim como fez ao escolher a primeira escola.

Neste artigo, discutiremos os principais aspectos que devem ser considerados antes de fazer alterações e as características que recomendamos ao procurar uma nova escola.

O que considerar ao mudar para um novo colégio?

Expectativas dos pais

Os pais precisam ter uma compreensão clara da educação de seus filhos. Encontrar uma escola que se prepare para o vestibular e receba mais formação em competências humanas são alguns fatores que precisam ser analisados, mas não resolvem todo o problema.

Estrutura

Outros aspectos, como a preparação dos professores, a estrutura do colégio e os resultados alcançados nos anos anteriores também entram na equação.

Portanto, para tirar conclusões, é necessário pensar profundamente sobre tudo o que está envolvido na mudança.

O processo de mudança

Por que considerar essa mudança? Esta é outra pergunta importante.

Talvez o baixo desempenho de seu filho ou a consciência da falta de habilidade da escola atual motivem essa decisão.

Se o motivo for mais medíocre, como querer acompanhar um colega, considere se isso causará danos de longo prazo ao aprendizado do jovem.

Perfil do aluno

Outro ponto são as características pessoais do seu filho. Se for difícil para ele se adaptar, a mudança pode não ser a melhor maneira.

Da mesma forma, se ele tiver problemas de aprendizado, de comportamento, a mudança pode ser a solução.

Avaliação da escola atual

Depois de avaliar esses aspectos, é hora de avaliar o colégio atual do seu filho.

Converse com o professor, domine os métodos usados ​​e avalie se as mudanças são realmente necessárias. Não tenha medo de fazer perguntas, porque você precisa entender as reais condições de aprendizagem.

O que o novo colégio deve oferecer?

Ao procurar uma nova instituição, encontre informações sobre recomendações pedagógicas, avalie a infraestrutura, analise o conteúdo dos materiais didáticos e investigue a reputação da escola.

Um fator interessante a considerar é se a escola adota uma abordagem positiva. Esses métodos funcionam com a participação ativa de cada aluno como protagonista, e com ênfase na produção individual e coletiva. Pesquisa e experimentação são a base importante desta forma de ensino.

Verifique também se a escola oferece outros espaços de formação, como desenvolvimento de projetos relacionados à tecnologia e desenvolvimento de competências humanas.

Além disso, verifique se o colégio aplica simulados. Depois, é importante analisar como ela faz correções das provas, que devem ser avaliadas pessoalmente.

Os especialistas também recomendam que os pais conversem com seus filhos para solicitar suas opiniões e discutir opções.

Conclusão

Ao analisar os fatores mencionados, você poderá saber se seu filho deve mudar de escola no ensino médio. Lembre-se que a escolha deve beneficiar a educação do seu filho, por isso é muito importante consultá-lo durante este processo.

Além disso, o mais importante é a trajetória do aluno. Ou seja, não só os últimos três anos determinaram o seu sucesso, mas também os conhecimentos que adquiriu desde o início da sua vida escolar.

Escreva um comentário