A escola tem papel fundamental na vida da criança e do adolescente, afinal, é por meio dela que se dá grande parte da vida social, das interações e das experiências próprias da idade. Para que o interesse desses indivíduos em formação possa ser devidamente despertado, é necessária uma abordagem que promova a inovação na educação e nos métodos de ensino.

É muito comum que as escolas continuem a promover o ensino tradicional, com os alunos sentados em carteiras, ouvindo apenas sem participar ativamente do processo de aprendizagem. No entanto, esse sistema antigo já não funciona mais. Vivemos em uma sociedade de rápidas mudanças, de informações que se tornam velhas em minutos, e o ensino deve ser capaz de acompanhar isso.

Escolher a escola correta para o seu filho depende de muitas informações que só poderão ser adquiridas por meio de pesquisas. É muito importante estabelecer critérios que possam servir como guia entre as muitas possibilidades. Levar em consideração as características da criança, seus desejos e suas intenções é tão importante quanto analisar questões mais pontuais da escola.

Quer entender mais sobre a importância de se estabelecer um critério na escolha da escola ideal para o seu filho? Então continue a leitura deste post e veja quais são as maiores vantagens da inovação na educação!

Professores mais preparados

As escolas modernas estão buscando cada vez mais professores que estejam preparados para o desafio que é ensinar crianças que estão em contato constante com meios de comunicação — além de informações que chegam cada vez mais rapidamente. O dinamismo e o bom conhecimento da sua área de atuação são elementos essenciais para a composição de uma boa sala de aula.

O professor deve ter uma clareza perfeita no que se refere aos conteúdos de sua área. O conhecimento da matéria, assim como as estratégias didáticas podem despertar o interesse dos alunos e fazer com que eles aprendam mais.

Além do conhecimento da área, é necessário que haja uma capacidade maior de observação, afinal, ao lidar com um número razoável de alunos, é possível que seja necessário performar diferentes abordagens.

Cada pessoa aprende de uma forma e cada aluno tem mais facilidade com assuntos específicos. Sendo assim, é essencial que nenhum estudante seja negligenciado e que suas limitações sejam respeitadas.

Multidisciplinaridade

A conversação entre as diferentes áreas de conhecimento é essencial para que o aluno tenha um senso de propósito. O ensino tradicional primava sobretudo pela exposição do saber sem que houvesse, necessariamente, uma explicação para sua presença no currículo ou suas funcionalidades na vida cotidiana.

Quando as áreas são conectadas entre si, o conhecimento se amplia e se torna um mundo de significados que o aluno precisa analisar. Ele também precisa resolver a maneira como se relaciona com tudo aquilo que lhe é apresentado, o que será importante para sua vida adulta e o que pode ser deixado de lado.

Em aulas multidisciplinares, o conhecimento do aluno também é importante para a construção do saber, e com a bagagem cultural, social, econômica que traz de casa, ele está apto a fazer as ligações necessárias entre as muitas informações que lhe são passadas.

Uso da tecnologia em sala de aula

A tecnologia é uma força em movimento que só tende a crescer. Negar sua força e insistir em um ensino tradicional com carteiras, cópias de texto e conhecimento passivo é alimentar uma máquina que já não funciona. As crianças de hoje não são as de ontem, e automaticamente suas mentes também funcionam de maneira diferente.

Hoje, as informações são rápidas e chegam das mais diferentes maneiras — por celular, notebook, televisão, outdoors etc. — e em uma velocidade que aumenta a cada dia. As escolas, os professores e os materiais de apoio devem seguir essa forma de ensino e permitir que as novas gerações sejam devidamente desafiadas com o aprendizado.

Dinamismo nas áreas físicas da escola

Uma escola que abraça os ideais presentes na iniciativa da inovação na educação promove a mudança também nos espaços físicos. A escola enquanto prédio, enquanto construção, deve espelhar o tipo de ensino que pratica. Aquela que segue uma orientação mais tradicionalista, prima por edificações mais comuns.

Por sua vez, a escola moderna, que traz formas de ensino diferenciado e que prima pela multidisciplinaridade deve ser acessível também em suas salas de aula, em seus móveis e na decoração. Tudo deve se harmonizar para permitir que o aluno encontre uma boa situação de aprendizado.

Metodologia diferenciada

A utilização de uma metodologia diferenciada é parte importante da inovação na educação. É importante que os alunos recebam uma educação que compreenda seus desafios em um mundo altamente globalizado, que traz benefícios, mas que também promove problemas que devem ser superados.

Inserir elementos tecnológicos, jogos educativos, músicas e teatro é uma forma alternativa de diversificar a difusão do conhecimento. Incentivar o uso da internet na sala de aula em relação direta com o conteúdo é subverter o uso que os alunos costumam dar a essa importante ferramenta.

Articulação do saber com o meio social

É importante que o conhecimento não esteja delimitado pelo espaço geográfico da escola, e que os saberes saiam da sala de aula e possam alcançar a comunidade, influenciar o meio em que a criança vive e contribuir para a transformação do mundo em algo melhor.

Projetos sociais e apresentações culturais gratuitas para a comunidade são formas de integração do conhecimento com uma realidade maior. É importante também a integração da própria família com o ambiente escolar, pois o envolvimento direto nas práticas faz com que o aluno se sinta valorizado e encorajado a melhorar seu desempenho.

O assunto que abrange a inovação na educação é suficientemente rico e atual para que estudos acadêmicos continuem sendo desenvolvidos, todos com a intenção de compreender de que forma se dá o aprendizado no âmbito da vida moderna e globalizada — além de promover diferentes formas de conectar o aluno com o saber de uma maneira que o deixe curioso e instigado a continuar seus estudos.

O que achou do assunto que trouxemos para você neste texto? Caso tenham surgido novas dúvidas a respeito desse tema ou ainda se desejar compartilhar as suas sugestões, entre em contato conosco.

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário