Cada vez mais relevante na disputa por um espaço no mercado de trabalho, o aprendizado de uma segunda língua certamente será favorável na vida de qualquer pessoa. O problema, no entanto, é que deixar para aprendê-la na vida adulta pode não ser a melhor ideia, daí a importância do idioma para crianças. 

Aliás, é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. A primeira observação a se fazer, nesse caso, é que os benefícios de expor os seus filhos ao estudo de um novo idioma os auxiliará não apenas na questão linguística, mas também na sociocultural e cognitiva.

A segunda, por sua vez, é que a fluência em uma língua estrangeira (principalmente no inglês) é uma habilidade de grande valor para quem queira pertencer a esse mundo tão globalizado e exigente como o dos dias de hoje. 

A seguir, mostraremos por que o idioma para crianças é recomendando. Aproveite!

Aumenta a capacidade de aprendizado e raciocínio 

Entenda que, quando envolvida com o estudo de um novo idioma, a criança estará estimulando as suas funções cognitivas, ligadas ou não à linguagem, incluindo:

  • a fala;
  • a memória;
  • a criatividade;
  • o raciocínio. 

Isso possibilita o exercício da mente, contribuindo, assim sendo, para o desenvolvimento da sua inteligência e do aprendizado de uma forma geral. Nesse contexto, as capacidades de escuta e leitura também serão favorecidas. 

Promove a conexão com o mundo 

O idioma para crianças colabora fortemente para a educação sociocultural do aluno, expandido a sua visão e promovendo uma maior conexão com o mundo. A razão por trás disso é o fato de que “aprender uma nova língua” o colocará em contato com culturas e costumes diferentes do que ele está acostumado a ver.  

Tenha em mente que o acesso a comportamentos e tradições de outros lugares é parte natural desse tipo de aprendizado, seja durante a aula ou como uma tarefa de casa.

Favorece o futuro profissional  

O futuro dos filhos é uma preocupação constante de todos os pais, que anseiam por nada mais nada menos do que o máximo do seu sucesso e realização. Ainda que estejam na primeira infância, é importante compreender que ao inseri-los em uma escola que ofereça o curso de inglês, por exemplo, você favorecerá o futuro profissional dos seus pequenos.

Em geral, os empregadores valorizam os conhecimentos linguísticos, principalmente se tratando de grandes corporações. A capacidade de entender outros idiomas também proporciona a participação em cursos online (à distância) oferecidos por instituições internacionais.   

Além disso, essa inserção também criará novos círculos de amizade, ajudando-os a desenvolver valores como empatia, sociabilidade e demais habilidades referentes às relações humanas. 

Para concluir, saiba que não há uma idade ideal para começar a estudar um idioma. Entretanto, é a partir do 4 anos de idade que a criança tem o seu hipocampo totalmente desenvolvido: essa área do cérebro é responsável pela formação da memória de longa duração.

É interessante dizer também que o estudo de uma segunda língua não atrapalhará o aprendizado das outras matérias. Alguns pais acham que sim, porém, isso está longe de ser uma verdade, pois a capacidade que uma criança tem para absorver conhecimentos é enorme. 

O que achou deste artigo? Gostou? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outros pais descubram a importância do idioma para crianças! 

Centro Educacional Logos
Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Email