Durante o período escolar, a criança está em constante processo de desenvolvimento mental e físico, o que exige uma dose elevada de nutrientes e energia. Uma alimentação balanceada é fundamental para suprir essas necessidades. Por isso, é importante conhecer dicas de lanches saudáveis para a escola.

O momento do recreio é muito importante para a socialização das crianças, mas também é essencial para elas aprenderem a se alimentar. Um lanche composto por alimentos adequados supre a necessidade nutricional indispensável para o desenvolvimento correto e saudável. Isso evita hábitos alimentares inadequados e resulta em um melhor desempenho escolar.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de lanches saudáveis para a escola dos seus filhos. Boa leitura!

1. Coloque frutas ou suco natural

Para facilitar o dia a dia, tenha sempre vários tipos de frutas em casa. Assim, é possível variar as opções e permitir que a criança experimente novos sabores. Para deixar o lanche mais prático, descasque, corte os alimentos em pedaços pequenos e coloque em um pote de plástico.

Caso queira variar, uma boa dica é preparar sucos e colocar em uma garrafinha térmica. Use frutas maduras, bata com gelo, coe e evite adoçar a bebida.

2. Prefira pão ou torrada integral

Pães e torradas são importantes fontes de carboidratos — nossa principal fonte de energia. Se consumidos na quantidade correta, ajudam no desenvolvimento das crianças, pois o nutriente também é responsável por formar algumas estruturas celulares.

As opções integrais, além de serem uma ótima fonte de energia, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo — o que ajuda a diminuir a taxa de sobrepeso. Além disso, as crianças têm mais disposição para brincar por mais tempo.

3. Opte pelo bolo simples

Variar as opções de lanches e permitir que a criança coma um pedaço de bolo de vez em quando é muito saudável. Entretanto, o ideal é preferir os bolos simples, sem cobertura ou excesso de recheio para que o alimento não fique muito calórico.

Uma boa dica é preparar o bolo em casa e congelar alguns pedaços. Depois, basta deixar o alimento no forno ou no micro-ondas até descongelar e aquecer — assim, ele ainda se mantém fresco até a hora do lanche.

4. Evite os industrializados

Apesar de serem práticos e gostosos, os alimentos industrializados prejudicam a saúde das crianças. Biscoitos recheados, refrigerantes e salgadinhos, por exemplo, são ricos em sódio, açúcar, gorduras e conservantes.

Isso contribui para a obesidade infantil, além de fazer com que a criança fique com fome pouco tempo depois do recreio. Esses produtos também devem ser evitados porque aumentam a irritabilidade e a dificuldade em se concentrar nas aulas, prejudicando o aprendizado. Por isso, o ideal é sempre optar pelos alimentos naturais e frescos.

Além de seguir essas dicas de lanches saudáveis para a escola, é importante conhecer as preferências da criança para que as escolhas sejam adaptadas ao gosto pessoal dela. Assim, é possível garantir uma alimentação muito mais gostosa e saudável!

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outras dicas de lanches saudáveis para as crianças consumirem na escola? Então, deixe o seu comentário!

Centro Educacional Logos
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