A fase da adolescência se inicia por volta dos 10 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com ela surgem as mudanças não só físicas, mas psicológicas —, descobertas e curiosidades. Não é só o corpo que se transforma, mas a mente também.

Com tantas mudanças, é normal que os adolescentes passem por alguns conflitos internos e externos. O apoio dos pais durante as fases da adolescência se faz ainda mais importante. Por meio do diálogo e de uma relação aberta e transparente, é possível abordar temas aparentemente constrangedores, como o uso de drogas, de forma natural e sem qualquer constrangimento.

Neste post você vai encontrar dicas importantes de como orientar corretamente o seu filho sobre a utilização de drogas. Confira!

Estabeleça uma relação de confiança com seu filho

Principalmente na adolescência, os pais precisam estabelecer uma relação transparente e aberta com seus filhos. É importante que o adolescente saiba que poderá abordar qualquer assunto com seus pais, sem que isso cause uma situação constrangedora.

Ouça os seus filhos e mostre a eles a importância do diálogo. Crianças e adolescentes costumam chegar do colégio com muitas novidades e é importante que os pais procurem saber como foi o dia dos seus filhos.

Durante os diálogos, uma dica importante é evitar subjeções e oposições. O debate constante de ideias tende a deixar a relação desgastada. Por isso, ouça tudo o que o seu filho tem para dizer ou contar e, só então, exponha o seu ponto de vista, sem ataques, mas de forma madura e construtiva.

Quanto mais o seu filho sentir que pode contar as coisas para você, maiores serão os sentimentos de confiança e segurança por parte dele.

Converse sobre tudo durante as fases da adolescência

O diálogo aberto não é fundamental apenas na adolescência, mas em todas as fases. Não adianta querer ser um pai moderno se determinados assuntos são sempre evitados por você. É preciso ouvir o seu filho mesmo quando o assunto não for o mais agradável.

Sexo, drogas e violência são temas delicados, mas que precisam de atenção e não podem ser ignorados. Lembre-se sempre que o que não for dito em casa, o adolescente vai aprender com a ajuda de outras pessoas, como colegas a amigos.

Então, não perca tempo: fale sobre tudo com o seu filho e garanta que ele conheça o seu ponto de vista sobre diferentes questões.

Fale sobre as consequências das drogas

Todo mundo sabe que a adolescência é conhecida como a fase mais curiosa na vida das pessoas. É o momento em que os jovens querem experimentar coisas novas e descobrir diferentes sensações.

A maioria dessas descobertas acontece nas festas de colégio. O problema é que muitos adolescentes não recebem orientação dos pais e vão buscar opinião dos colegas e amigos, que se encontram na mesma fase, a de descobertas.

A fim de evitar que o seu filho entenda o que são as drogas por meio de outras pessoas, com uma visão diferente da sua, fale abertamente sobre o assunto. É importante que ele saiba o que são as drogas lícitas e ilícitas e quais as suas principais consequências para o organismo. Ele precisa estar preparado quando tiver a oportunidade de experimentá-las e cabe a você, como pai ou mãe, orientá-lo.

Por acharem que estão instigando a curiosidade dos filhos, alguns pais evitam falar sobre drogas. A verdade é que o adolescente terá de lidar com essas questões de uma forma ou de outra. Então, o ideal é que ele possa criar sua própria opinião levando em conta o ponto de vista de seus pais.

Agora que você já sabe a importância de orientar o seu filho durante as fases da adolescência, siga o nosso perfil nas redes sociais (Twitter e Facebook) e receba outras dicas muito importantes para melhorar a relação entre pais e filhos, tendo o diálogo e a transparência sempre como pilares. Até o próximo artigo!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário