De quem é o dever de formar os novos cidadãos? Da escola ou da família? Por muito tempo, essa visão segmentada de responsabilidade foi propagada. Uma questão muito discutida era sobre os limites de um e de outro. Era função da escola ensinar conteúdos acadêmicos, enquanto à família cabia a formação pessoal.

Contudo, a vida não é dividida dessa maneira. Nossa formação profissional e nosso caráter andam sempre lado a lado, portanto o espaço de aprendizagem não deve ser separado, mas sim compartilhado.

Se por um lado esta relação família e escola potencializa as capacidades do aluno, por outro, ela requer mais esforço e atenção de ambas as partes. Sendo assim, confira alguns meios para facilitar a criação dessa parceria e acompanhar a educação dos seus filhos de perto.

Frequente as reuniões de pais

Uma maneira básica de melhorar essa relação com a escola e otimizar o acompanhamento do seu filho é participando das reuniões propostas pela instituição. Normalmente, as escolas possuem reuniões de pais onde os professores e coordenadores podem expressar a opinião sobre o comportamento do seu filho, em que ele tem ido bem e no que precisa de ajuda.

Abrir esse diálogo é uma ótima maneira de dividir a responsabilidade para que, em um esforço conjunto entre família e escola, possa contribuir com o desenvolvimento pessoal e escolar do aluno.

Estimule seus filhos a compartilhar sobre a rotina escolar

Não basta esperar apenas pelas reuniões da escola para você se inteirar sobre as atividades do seu filho por lá. É preciso incentivá-lo frequentemente a comentar sobre o que ele anda fazendo, o que acha legal e no que ele possui dificuldades, frequentemente. Assim, é possível reconhecer problemas, antes que eles se tornem bem maiores.

Normalmente, pais que não possuem um diálogo muito aberto com os filhos acabam descobrindo que eles são outra pessoa na escola. Como muitas vezes o mau comportamento dos alunos é gerado por um desejo de atenção, é sempre importante que haja essa conversa em casa.

Participe das atividades conjuntas entre pais e filhos

A escola é sempre um espaço de grandes novidades, onde o seu filho pode conhecer mais sobre o mundo, fazer novos amigos e ser estimulado ao conhecimento de diversas formas. Contudo, ao mesmo tempo que isso é cativante, pode ser intimidador. E isso não vale apenas para as crianças. Cada novo período escolar traz novos desafios, seja na alfabetização ou já no pré-vestibular.

Quando os pais se mostram presentes e interessados, os filhos se sentem mais seguros e acolhidos e, assim, se desenvolvem melhor. Portanto, faça um esforço para estar inserido na rotina de atividades escolares do seu filho, seja em competições esportivas, peças teatrais ou festas comemorativas.

Acompanhar a rotina dos filhos nem sempre é fácil, porém é fundamental para tornar a relação família e escola mais saudável. Siga essas dicas simples que você perceberá o resultado cada vez melhor com o tempo.

Gostou do texto? Quer ter acesso a mais conteúdos desse tipo? Então, curta a nossa página do Facebook e siga a gente no Twitter e no Instagram!

Centro Educacional Logos
Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Email