Todo mundo sabe que a prática regular de exercícios físicos faz muito bem para o corpo e a mente. Contudo, a dúvida de muitos pais é se ela também é importante para as crianças. 

O esporte infantil é algo que traz grandes benefícios para o desenvolvimento da criança, bem como a construção da sua sociabilidade, aflorando valores de respeito e limites em grupo, a incorporação de aspectos de superação, controle da ansiedade, desenvolvimento físico, equilíbrio, além de promover uma elevação na concentração, favorecendo melhorias significativas na formação escolar.

Cada esporte proporciona aspectos particulares que ajudam no desenvolvimento da criança, mas o principal de todos é o fortalecimento da saúde e do bem-estar.  A seguir vamos listar algumas modalidades esportivas e quais são suas principais características. Confira!

Handebol

O Handebol é uma atividade que proporciona o desenvolvimento do condicionamento físico, muscular, cardiovascular e psicomotor das crianças.

Tendo em vista aspectos de sociabilidade devido à característica do esporte ser praticado em equipe, o handebol também favorece a construção de habilidades de convívio social, como o senso de colaboração, respeito e união.

Natação

A natação é um dos esportes mais completos, indicado para pessoas de todas as idades, inclusive para bebês a partir dos 6 meses. Ou seja, é uma ótima modalidade para ser praticada na infância!

A natação infantil ajuda na respiração sendo muito indicada para crianças que sofrem de doenças respiratórias, como bronquite e asma, fortalece os músculos e habilidades psicomotoras, além de promover aspectos de socialização e autoconfiança.

Futsal

O futsal provavelmente é o esporte mais popular entre as crianças no Brasil. No entanto, além da sua popularidade, traz consigo muitos benefícios, como o desenvolvimento muscular e cardiovascular da criança, fortalecimento de habilidades motoras como o equilíbrio, coordenação, locomoção e a possibilidade de socialização devido à condição do esporte ser praticado também em equipe.

Vôlei

O vôlei é um esporte coletivo que tem como principal característica a interdependência entre os membros da equipe para atingir os objetivos. Isso quer dizer que o espírito de equipe e união tem que estar enraizado nos praticantes.

Por isso, a atividade proporciona aspectos de sociabilidade, respeito e união nas crianças, promovendo também a capacidade de equilíbrio, controle e resistência física.

Lutas

Existem muitas modalidades de lutas, sendo o judô e o karatê as mais populares no Brasil. 

Independentemente da modalidade, as lutas auxiliam no desenvolvimento de valores, como o respeito ao próximo, tolerância, diminuição da agressividade e a promoção de habilidades de concentração, força e equilíbrio.

O esporte ideal para cada criança

A escolha do esporte deve ser determinada de acordo com a idade, personalidade e necessidade da criança, observando quais características das variadas modalidades contribuirão para o desenvolvimento do seu filho.

Contudo, essa escolha nunca deve ser imposta pelos pais, sendo realizada conjuntamente por meio do diálogo com a criança. Além de decidir qual a melhor modalidade, é muito importante levar em consideração os limites do pequeno.

Para o desenvolvimento de qualquer esporte infantil, é essencial empregar um aspecto recreativo, que também ofereça sua qualidade de brincadeira. Desse modo, o esporte deve ser desenvolvido de forma lúdica, antes de designar a ideia de competição, e, o mais importante de tudo, deve proporcionar o bem-estar e a saúde da criança.

E então, gostou do nosso post? Leia também o nosso artigo sobre qual a importância e os benefícios dos esportes para crianças!

Centro Educacional Logos
Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Email