Atualmente, com o crescimento desenfreado da tecnologia e os avanços científicos, a vida tem sido desumanizada. Assim, a educação cedeu à ideia de que a moral e os valores já não servem ao mercado. É nesse contexto que surge a escola cristã, ferramenta que pode suprir a demanda por um ensino de qualidade.

A proposta da educação por princípios compreende um tipo de ensino baseado na harmonia entre conhecimentos científicos e espirituais. Busca-se, assim, construir uma sociedade de cidadãos críticos e conscientes de que a origem do conhecimento vem de Deus, tendo a palavra como medida essencial ao homem.

Na educação infantil são plantadas as primeiras sementes. Estas se desenvolverão no adolescente e alcançarão a maturidade no jovem adulto. Assim, quando os alunos vão para o mercado de trabalho, eles colherão os frutos dessa caminhada inspirada pela palavra, atingindo o seu potencial com sabedoria e conhecimento.

Se você chegou até aqui e não sabe exatamente o que significa a educação por princípios, não se preocupe! Neste texto nós explicaremos o que representa uma educação cristã e apresentaremos os seus principais benefícios. Confira!

O que é a educação cristã?

Uma instrução baseada em princípios representa uma educação humanista. Assim, ela vai contra a corrente do mundo atual, em que se observa cada vez mais a venda daquilo que faz o homem. Isso não quer dizer que o ensino baseado no cristianismo seja deficiente: muito pelo contrário, o conhecimento junto da palavra sagrada pode atingir um valor ainda maior.

Uma educação por princípios pode ser interpretada como uma abordagem que une ciência, religião, método e palavra sagrada em torno de um conhecimento multifacetado. Assim, desde cedo o aluno aprende a relacionar a sua visão de mundo e de realidade com os ensinamentos de Deus, trazendo a paz de um conhecimento sólido e embasado.

O caráter humanista desse tipo de educação é baseado no princípio da união e do amor ao próximo. Assim, a escola deixa de ser um mero ambiente de passagem, dessensibilizado, para ser um local de convivência, em que os futuros cidadãos compartilham valores e formam uma escola com mais dignidade humana.

O ensino cristão tem se mostrado cada vez mais eficiente. Muitos grandes homens da história tiveram uma base humanista, baseada nos valores de Deus. Ao contrário do que se acredita, aprender por meio da palavra de Deus não é perda de tempo: é um incentivo a mais, capaz de influenciar na interpretação de mundo do cidadão.

Quais são as vantagens dessa educação nas escolas?

Uma escola cristã profundamente comprometida em garantir um ensino de qualidade, que busca aplicar a palavra nas matérias, na abordagem pedagógica, no ambiente e no dia a dia dos seus alunos pode promover diversos benefícios para os estudantes.

Confira, a seguir, algumas vantagens da educação por princípios.

1. Valores e conceitos sólidos

A elaboração do currículo escolar em uma instituição cristã tem como base os fundamentos da palavra de Deus. Assim, os valores e os conceitos trabalhados dentro das salas de aula visam espalhar declaradamente uma mentalidade cristã.

Por isso, criar um ambiente educacional em que esses conceitos estejam em harmonia com o ensino bíblico é fundamental. Em contrapartida, esse se torna o cenário ideal para a construção do conhecimento, oferecendo uma melhor experiência educacional para os estudantes.

Afinal, os valores de comunhão entre alunos e professores, a convivência com respeito ao próximo e o comportamento disciplinar adequado são engrenagens que atuam para o desenvolvimento das crianças e adolescentes como discentes e como pessoas.

2. Formador de caráter

Sabemos que as instituições de ensino exercem uma influência nos alunos que ultrapassa a troca de conhecimento em sala de aula. Isso significa que, nesse ambiente, existe a transmissão de muitos valores capazes de auxiliar na formação de caráter dos estudantes.

Os traços e as características adquiridos na escola serão responsáveis pelo modo de agir de cada indivíduo. Portanto, decidir por uma escola cristã é agir sobre as bases que moldarão o caráter e a visão de mundo dos seus filhos. Afinal, esse tipo de ensino visa também instruir o aluno a evoluir como sujeito social e como ser humano.

3. Ambiente cultural enriquecedor

O ambiente em que estão inseridos os alunos interfere diretamente em diversos setores da vida deles. Por isso, o aspecto cultural é muito importante dentro de um ensino guiado pela perspectiva cristã.

Nesse modelo de ensino os discentes podem participar de momentos importantes de ensinamentos teológicos, históricos e culturais de modo a prepará-los melhor para o mundo. Afinal, saber lidar com aspectos da cultura popular brasileira — cuja maior característica é sua miscigenação — é essencial para a formação de indivíduos críticos.

Por isso, dentro de um ambiente escolar que prega valores cristãos, as crianças ganham muita bagagem cultural, pois experimentam uma percepção mais ampla do universo e aprendem a fazer escolhas melhores.

4. Perspectiva da vida e da realidade

Em uma educação cristã os estudantes aprendem a observar as questões da vida sobre a perspectiva da palavra de Deus. Isso significa que o aprendizado das disciplinas é moldado levando em consideração a doutrina bíblica. Isso faz com que os alunos entendam o seu papel como ser humano e encontrem o seu lugar no mundo.

5. Princípio da união

Todas as coisas criadas por Deus vivem em harmonia. O apóstolo Paulo diz que, mesmo sendo muitos, vivemos como um só por meio do corpo de Cristo. A educação por princípios visa aplicar esse conceito dentro do ambiente escolar. Assim, aprender e ensinar sob esse preceito é saber que todo o conhecimento tem Deus como ponto de partida e chegada.

Por todos estes motivos, uma educação por princípios é capaz de exercer um papel fundamental na formação de cidadãos éticos, preparados para o mercado de trabalho e, acima de tudo, tementes a Deus. Portanto, uma escola cristã acredita no conhecimento baseado na palavra de Deus para formar cidadãos de valor.

Se você gostou das dicas e informações que trouxemos neste texto, entre em contato conosco e conheça as metodologias da nossa escola. Basta clicar aqui e deixar sua mensagem.

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário