Decidir em qual escola matricular seu filho é uma das decisões mais importantes que precisam ser tomadas. A educação infantil é peça fundamental para o desenvolvimento e causa um grande impacto no progresso acadêmico das crianças. Eleger uma escola que respeite os valores de sua família e que atenda os requisitos que os pais têm em relação à educação dos filhos é essencial para uma vida bem-sucedida no futuro da criança.

Se você não sabe quais critérios adotar para tomar essa decisão tão importante, acompanhe as dicas que preparamos para você neste post!

Por que os primeiros anos são tão importantes?

Desde os primeiros anos de vida, as experiências com a educação influenciam diretamente no comportamento e no desenvolvimento intelectual de toda criança. Criar um ambiente estimulante de aprendizagem para os alunos da educação infantil pode proporcionar o aumento das habilidades cognitivas e motoras e aumentar significativamente a capacidade de aprendizagem quando eles chegam a estágios superiores.

Além disso, bebês e crianças crescem e desenvolvem-se rapidamente. Nessa fase, eles podem ter um aproveitamento melhor em comparação a qualquer outro momento da vida. Um acompanhamento profissional adequado é fundamental para que o desenvolvimento continue em processo de expansão.

Portanto, o interesse natural das crianças em aprender deve estar em constante estimulação. Manter a motivação e alimentar a curiosidade dos alunos, dispondo de programas sólidos de atividades, é indispensável para um nível de desenvolvimento integral desde cedo.

O que considerar na escolha da escola?

Definir onde o seu filho dará os primeiros passos rumo ao desenvolvimento do aprendizado envolve muitas questões difíceis. É natural que os pais fiquem indecisos e ansiosos para escolher corretamente, afinal, é o destino dos filhos que está em discussão e você deseja encontrar uma escola que seja adequada. Nesse processo, é preciso esclarecer pontos que vão além do valor da mensalidade e da localização da instituição.

Então, como escolher adequadamente um estabelecimento de ensino qualificado? Aqui estão alguns aspectos que você precisa explorar. Acompanhe!

Verifique os valores da escola

Os princípios familiares são muito importantes na escolha da escola, pois eles influenciam diretamente todos os comportamentos, atitudes e relacionamentos e afetam nossas decisões. Além do mais, a escola é uma ampliação da educação recebida em casa.

Por esse motivo, os valores da instituição precisam estar alinhados aos que a família acredita. Um ambiente que respeita e valoriza as diferenças é fundamentalmente ideal para moldar o caráter do indivíduo.

Visite e observe a infraestrutura

Outro fator importante a ser observado é a infraestrutura da escola. Depois do lar, esse é o lugar onde as crianças passam a maior parte do tempo. É nele que elas aprendem sobre socialização, convivência com diferentes pessoas, desenvolvimento de seu pensamento crítico e manutenção de boas amizades.

Por isso, as escolas precisam oferecer um ambiente escolar favorável para o crescimento das crianças.

Avalie a segurança

Garantir a segurança e a proteção na entrada e saída, bem como durante todo o período dentro da instituição, é indispensável para assegurar o bem-estar físico e mental dos alunos. Não deixe de observar as ferramentas que a escola dispõe para transmitir conforto e segurança aos pais e estudantes.

Analise a alimentação e a higiene

Tão importante quanto a metodologia de ensino, a alimentação escolar precisa estar bem clara aos pais e ter um cardápio que ofereça dietas balanceadas e adequadas a cada criança.

Ademais, garantir que os alunos estejam bem alimentados é primordial para sua capacidade de sucesso acadêmico.

Os cuidados com a higiene das crianças são outros pontos que precisam ser levados em consideração. O zelo com o bem-estar do pequeno tem um peso considerável na hora da escolha.

Considere a localização

Não podemos deixar de avaliar a localização da escola. Estar em um local de fácil acesso é fundamental para o deslocamento de pais e alunos e para a manutenção de uma logística de transporte adequada às rotinas da família.

Com esse cuidado, é possível evitar maiores transtornos e preocupações futuras com o transporte das crianças.

Investigue o planejamento pedagógico

De modo geral, a proposta pedagógica estabelece os procedimentos de ensino, as práticas pedagógicas e o conteúdo das grades curriculares. Esse documento é essencial para auxiliar na tomada de decisão, pois reúne informações importantes sobre a escola.

Com ele, é possível descobrir tudo que é necessário sobre o tipo de formação oferecida e o desempenho acadêmico esperado, podendo, assim, gerenciar melhor as expectativas e evitar frustrações.

Acompanhe o rendimento escolar

Ter acesso a informações sobre o progresso dos filhos é um aspecto muito importante para que os pais acompanhem de perto o desempenho dos alunos. Observe se a instituição de ensino trabalha em conjunto com as famílias em prol de garantir um processo educacional satisfatório.

Permitir a entrada da família na escola é uma boa maneira para criar laços de confiança, desde que estejam de acordo com as regras e regulamentação da escola – Fique atento!

Analise o tamanho das turmas do ensino infantil

É importante que seja observado o cumprimento das normas vigentes que estabelecem e determinam a quantidade de alunos em cada turma. Entretanto, a qualidade dos professores — e as condições de trabalho, bem como as ferramentas de ensino —, seguramente, serão mais importantes do que o número de crianças em cada turma.

Conheça a equipe docente

O contato entre as crianças e os profissionais da escola é determinante para o aproveitamento do ensino-aprendizagem de cada aluno. Conheça os responsáveis pela educação dos seus filhos para estabelecer uma relação duradoura e confiável.

Investigue as competências de cada um para assegurar que os cuidados necessários sejam tomados sob a supervisão de profissionais qualificados.

Verifique a qualidade do material didático

O material didático é fundamental no processo educacional. Por esse motivo, as ferramentas adotadas pela escola precisam oferecer conteúdos apropriados para os diferentes níveis de aprendizado.

Logo, os recursos disponíveis para o professor inserir o conteúdo educativo são primordiais para despertar, na criança, a vontade de construir conhecimentos imprescindíveis para o seu crescimento e aprendizado.

Pesquise referências

Por fim, procure referências, conversando com pais e alunos da instituição escolhida. A melhor maneira de conhecer a fundo um estabelecimento é sondando junto a pessoas que utilizam os serviços da escola, a fim de obter informações determinantes na tomada de decisão.

Escolher uma instituição que ofereça uma educação infantil de qualidade e que ajuste-se às expectativas que você tem para o seu filho, respeitando as características da criança, é uma função muito importante. Escolas de qualidade precisam oferecer a melhor experiência possível para que as crianças cresçam como cidadãos éticos e de grandes valores.

Agora que você conhece melhor os aspectos que precisam ser analisados para definir em qual escola seu filho vai estudar, já pode entrar em contato conosco e conferir nossa metodologia de educação infantil.

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário