Escolher a escola ideal para matricular o filho é um grande desafio. Isso porque, em casa, temos claros os valores que queremos transmitir a eles, os quais ajudarão na sua formação humana e até mesmo profissional. Porém, como saber em que a escola baseia seu ensino e qual metodologia utiliza?

Muitas vezes, essas informações não estão claras, até porque essa preocupação não existe, infelizmente. Mas se você acredita que é necessário aliar questões de conhecimento humano e técnico para um ensino adequado, apresentamos a você uma metodologia eficaz, pilar do Centro Educacional Logos: a educação humanista. Vamos conhecer um pouco sobre ela!

Conceito da educação humanista

Analisando a essência da palavra “humanismo”, podemos entender que se trata de um ensino voltado às necessidades e ao bem-estar do ser humano. Pense no ensino de algumas décadas atrás, baseado na punição.

É comum ouvirmos histórias de pessoas que recebiam algum tipo de castigo, até mesmo físico, caso não acertassem uma pergunta ou não fossem bem em uma avaliação. Isso não gera bem-estar no estudante e nada tem a ver com uma educação humanista, concorda?

Se frequentamos a escola, e posteriormente a faculdade, é porque tudo que nos é passado nesses ambientes deve ser útil de alguma maneira. Por isso, é importante aliar esse aprendizado a boas lembranças, a estímulos positivos que foram feitos, não a disputas ou castigos. Ou seja, o conhecimento técnico específico é essencial, mas deve ser aliado às questões ligadas à convivência e ao bem-estar pessoal.

A educação humanista, dessa forma, convida o aluno a ser construtor contínuo de seu conhecimento, a ser crítico e a participar. O foco é sempre a ideia de que, em uma sociedade humana, todos têm igualdade de oportunidades. Para que isso ocorra, é necessária uma harmonia nas relações humanas, que acontece quando valores, como a ética, a bondade e a gentileza, são colocados em prática diariamente.

Pilares 

Você que gosta de acompanhar a rotina educacional do seu filho de perto, precisa saber que a educação humanista está baseada em algumas ideias centrais, que orientam as atividades dentro de sala de aula e estão focadas nos elementos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem.

Vamos conhecer um pouco cada uma!

  • o aluno está em constante formação, é inacabado e, por meio dos estímulos externos, constrói seu ser dia a dia. Por isso, é importante considerar toda informação que ele já tem, como experiências pessoais, questões familiares e traços culturais, somando tudo isso ao contexto, sem segregar ou diferenciar;
  • o mundo é visto de forma individual por cada um. Dessa forma, não há como acreditar que, na sala de aula, todos terão uma única interpretação para uma pergunta, por exemplo. Isso deve ser visto como algo positivo;
  • cada aluno deve ser responsável por tornar as relações humanas mais agradáveis. Por isso, são reforçados os valores como ética, gentileza e bondade;
  • o conhecimento deve ser obtido por meio da experimentação. Quando o aluno está interessado, ele busca, tenta, pesquisa e assim está aprendendo;
  • a educação tem como objetivo o crescimento pessoal, intelectual e interpessoal, devendo considerar o que o aluno já sabe, aliado a tudo que pode aprender;
  • a aprendizagem acontece quando a escola dá ferramentas para que o aluno administre seu próprio conhecimento, sem pressionar ou intervir negativamente nesse processo;
  • o professor deve facilitar o processo de ensino, considerando o conhecimento prévio dos alunos, que é muitas vezes transformado por meio das experiências pessoais que são compartilhadas;
  • a autoavaliação do aluno deve ser constante, já que só ele pode julgar o que realmente aprendeu.

Importância 

Diariamente, vemos notícias que evidenciam a falta que a educação humanista faz à formação do profissional. Corrupção, negligência, abuso, exploração, maus tratos… Obviamente, inúmeros fatores estão relacionados a essas situações, mas você concorda que um ensino com esse foco pode diminuir esse quadro?

Muitas vezes, são profissionais que desempenham com conhecimento suas tarefas, mas geram problemas no ambiente de trabalho pela simples desconsideração do outro e das consequências que suas atitudes podem acarretar.

Numa formação humanista, o aluno tem contato desde cedo com valores que guiarão seu aprendizado e o tornarão capaz de forma técnica e ética. Não pense que se trata de algum tipo de doutrinação, isso porque o foco é o pensamento livre e a formação de cidadãos críticos. Os alunos são instigados a questionar todo o tempo, o que não dá margem para estabelecimento de ideias padronizadas.

A escola precisa de alunos humanos, tolerantes e que aceitem a diferença como uma forma de somar conhecimento. O medo dos pais em relação ao bullying, ao preconceito, à intolerância e à violência é algo real hoje. Onde mais se pode formar um ser humano em relação aos bons preceitos de convivência — além da casa, obviamente — do que na escola?

Da mesma forma, o mercado de trabalho precisa de profissionais que se preocupem com o coletivo. Que entendam que seu trabalho é pequeno frente à rede na qual ele está envolvido. Se eu faço corretamente, não prejudico ninguém e ainda sou exemplo e ajudo quem tem necessidade.

Escolha de uma escola humanista 

Com todas essas informações, você certamente optará por uma escola humanista para matricular seu filho. Mas, e agora? Como saber se ela realmente segue esses preceitos?

Comece analisando pela internet, veja no site da empresa sua história e seus valores. Procure também as redes sociais, onde normalmente são postadas situações do dia a dia, assim você pode verificar se a prática realmente está ligada à teoria defendida.

Porém, é muito importante fazer uma visita pessoalmente. Converse com o responsável pedagógico e conheça as instalações! O Centro Educacional Logos oferece várias atividades extracurriculares, como esporte, artes, inglês, programação e até mesmo robótica. Tudo trabalhado de forma a focar a formação cidadã aliada a um sólido e diversificado conhecimento técnico.

Sem dúvida, a educação humanista é uma escolha inteligente, que traz tranquilidade aos pais e dá ferramentas para que o aluno tenha uma trajetória escolar e, futuramente, profissional brilhantes!

Então, não perca tempo! Entre em contato conosco do Centro Educacional Logos, marque uma visita, venha conhecer nossa forma de trabalho e se surpreenda. Estamos esperando por você!

Centro Educacional Logos
Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Email