Muitos pais, hoje em dia, optam pela educação em tempo integral para os filhos por precisarem dedicar-se à vida profissional. Outros acreditam que a jornada escolar ampliada pode ser uma boa opção para o desenvolvimento da aprendizagem.

O fato é que muitos países no mundo já adotam este modelo de ensino há alguns anos. Esta opção tem se configurado como a mais eficaz para a educação de crianças e jovens por uma série de motivos, como mostraremos neste post.

Para muitos educadores, investir na instrução em horário estendido pode tanto contribuir para o desenvolvimento intelectual das crianças quanto para que os pais dediquem-se com mais tranquilidade às suas carreiras.

Além disso, há o aprimoramento das atitudes diárias, da integração social e da formação como cidadão. Porém, como você verá mais ao final do texto, a escolha de uma escola adequada é fundamental neste processo.

Achou o assunto interessante? Então acompanhe, abaixo, as razões pelas quais a educação em tempo integral pode ser uma ótima opção para os nossos filhos.

Segue o modelo dos países desenvolvidos

Os Estados Unidos e a Dinamarca, há algumas décadas, já adotaram a ampliação da jornada escolar no ensino infantil. Na década de 60, a Itália passou a contar com escolas com carga horária integral como forma de afastar as crianças de influências sociais negativas.

Na Alemanha, um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, o número de instituições que oferecem o ensino em horário estendido cresceu nos últimos anos. Uma pesquisa realizada no país mostra que a satisfação dos pais que têm filhos que estudam em colégio com essa modalidade se dá tanto em função do conteúdo quanto do volume do aprendizado.

O número de escolas em tempo integral começou a crescer também no Brasil. A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) prevê a ampliação progressiva da carga horária, principalmente na educação básica.

Podemos observar com isso que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola é visto como tendência na educação moderna.

Aumenta o rendimento do aluno

Pedagogos acreditam que o ponto forte da carga horária estendida é o reforço da aprendizagem ao expor o aluno a atividades diversificadas. A modalidade pode contribuir para a dinamização do processo de assimilação do conteúdo.

Do ponto de vista do rendimento escolar, o ensino em tempo integral permite a inclusão de atividades diversificadas no currículo da criança, como esportes, estudo de outras línguas e atividades artísticas. Estas práticas podem contribuir para o desenvolvimento do intelecto, fazendo com o que o jovem chegue melhor preparado ao ensino médio e, consequentemente, ao vestibular.

Muitos professores também concordam que o ensino em tempo integral pode oferecer uma qualidade de educação superior aos alunos. Mas ressaltam que o papel da escola é fundamental, já que o ideal é que as turmas sejam reduzidas e que a criança tenha uma atenção especializada.

Proporciona disciplina e segurança

A primeira preocupação que surge na cabeça dos pais quando pensam em colocar a criança para passar o dia todo na escola é a questão da segurança, não é mesmo?

Se a escolha da instituição foi feita de forma cautelosa, outro benefício importantíssimo verificado com a opção pela educação em período integral é com relação à segurança. Passar boa parte do tempo na escola pode ser uma forma de afastar seu filho de alguns riscos sociais, como as influências negativas e a violência urbana.

Além disso, ficar na escola o dia todo pode contribuir para hábitos fundamentais na rotina do aluno. A realização de atividades em horários estabelecidos pode ajudar para que o seu filho seja mais disciplinado e comprometido com todas as outras áreas da sua vida.

Promove a integração e sociabilidade

Alguns profissionais são unânimes em defender a importância da convivência em grupo para a criança. Ficar em período integral na escola pode significar uma evolução na sua sociabilidade e na sua formação cidadã.

A vivência em grupo promove o contato da criança com valores fundamentais para o ser humano. O aumento do tempo deste convívio permite uma maior consciência sobre ética e solidariedade.

Além disso, uma rotina de atividades coletivas, como a alimentação e a prática de esportes, faz a criança sentir-se confiante para interagir com o todo. Com o tempo, as relações ficam mais fluidas e, até aquela com mais dificuldade, vê a turma como parte do seu dia a dia.

Contribui para a dinâmica familiar

Hoje em dia, é muito mais frequente que tanto o pai quanto a mãe tenham que ser atuantes no mercado de trabalho e deixem o filho sob os cuidados da escola. Na maior parte dos casos, essa dedicação faz parte de um compromisso maior com a educação e com o sustento da família.

Outro motivo que também contribui para que pais coloquem seus filhos em período integral no colégio é a dificuldade nos deslocamentos em grandes centros urbanos. O tempo perdido no trânsito acaba inviabilizando que se possa levá-los ou buscá-los no colégio na hora do almoço.

Diante de tudo que falamos anteriormente, cabe alertar ainda em relação à importância da escola neste contexto.

A instituição deve sempre prover um espaço que proporcione o bem-estar das crianças em primeiro lugar, já que é lá que elas passarão a maior parte do dia. A estrutura deve contar com lugares ao ar livre e para o descanso.

Outra atenção que se deve ter na hora de colocar o seu filho para estudar em horário estendido é verificar se o colégio tem bons profissionais em seu quadro docente. O aluno deve sentir-se acolhido no ambiente escolar.

Além disso, o modelo ideal deve equilibrar períodos de ensino e de atividades lúdicas, principalmente na educação infantil. A criança deve ser respeitada dentro daquele momento em que ela vive.

Por fim, devemos também conhecer a proposta pedagógica da escola. Escolher uma boa educação em tempo integral deve ser uma decisão a ser tomada com calma e cuidado.

Se você quer conversar mais sobre este assunto e conhecer como funciona esta modalidade de ensino na nossa escola, clique aqui e entre em contato conosco. Teremos prazer em sanar todas as suas dúvidas!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário