“E agora? Que carreira profissional devo seguir?” é uma pergunta muito frequente, principalmente, para os alunos que estão finalizando o ensino médio.

Ter esta dúvida é normal, afinal, é uma decisão importante. Por outro lado, algumas dicas podem ajudar o aluno a tomar sua decisão.

Os pais e educadores possuem um papel essencial para a orientação dos alunos.

Orientar os alunos na escolha da sua carreira profissional é muito importante

Para evitar a escolha de uma profissão em que se sinta posteriormente infeliz é preciso fazer uma pesquisa sobre as profissões. Esse aprofundamento acerca das carreiras é importante para que a escolha seja madura e consciente.

Uma ferramenta que pode ajudar o aluno em sua decisão e assertividade em sua pesquisa é o teste vocacional.

Como funciona o Teste Vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta criada com base em estudos comportamentais que consegue mapear as suas características psicológicas e de conduta.

Este instrumento é aplicado por meio de perguntas personalizadas. Essas questões têm como objetivo revelar quais são seus valores fundamentais, os traços de sua personalidade mais marcantes e o perfil de trabalho mais adequado para você.

De acordo com as respostas dadas, o teste indicará quais são as carreiras que têm maior afinidade com os seus interesses e habilidades.

Como esse teste pode lhe ajudar

O teste vocacional pode ser importante para aqueles que já têm uma boa noção do que pretendem cursar, e também para aqueles que possuem incertezas.

Se você admira muito um profissional e idealiza seguir a mesma carreira, pode ser que essa não seja a mais ideal para você.

Vale ressaltar que o teste vocacional não traz uma resposta exata. O resultado do teste irá trazer uma relação de profissões de acordo com os seus interesses.

A partir do resultado, você pode se aprofundar nas carreiras relacionadas e assim sanar suas dúvidas. Analisar as grades curriculares dos cursos indicados, conversar com profissionais da área e até com universitários irá fazer você tomar a decisão mais adequada.

Dicas para você escolher sua carreira profissional

1. Analise as suas preferências

Fazer uma reflexão aprofundada sobre os seus gostos e interesses pode ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva.

Um bom primeiro passo é analisar as disciplinas que gosta mais na escola, por exemplo: você é do tipo que resolve uma questão matemática fácil ou você gosta mais das Literaturas e História?

A partir dessa análise, será mais fácil entender qual das áreas se encaixa melhor no seu perfil pessoal. Dessa forma, você conseguirá eliminar muitas das possibilidades e direcionar melhor as suas opções.

2. Avalie suas habilidades

Identificar quais são as suas habilidades pessoais deve ser uma das etapas mais importantes para a escolha da profissão.

Neste caso, você pode fazer uma relação dos seus talentos, aquilo que você faz bem, as suas características positivas e também aquelas que podem melhorar.

O ideal é apostar no que você já faz bem e gosta, afinal de contas você se dedicará a essa carreira integralmente por muito tempo.

3. Pense em suas expectativas e enumere as suas prioridades

É importante identificar quais são as suas expectativas de vida e o que você tem como prioridade a curto, médio e longo prazo.

Uma boa dica para você obter essa resposta é se perguntar sobre qual padrão de vida quer ter.

Em suma, ter isso em mente pode fazer toda a diferença e contribuir diretamente para a sua satisfação pessoal na escolha da carreira.

Gostou do nosso blog de hoje? Complemente sua leitura, clicando aqui.

Escreva um comentário