O atual modelo educacional apresenta cada vez mais, em sua composição, grande diversidade social, cultural e econômica. Educar nesses moldes requer a busca de novos conhecimentos e a utilização de novas ferramentas para contribuir com os diferentes níveis de motivação e engajamento dentro das salas de aula.

Nesse sentido, o desenvolvimento de habilidades da gestão de emoções desempenha papel essencial na promoção do sucesso dos alunos. Esse modelo de ensino — que apresenta resultados seguros e positivos — é capaz de fornecer um aprendizado de qualidade para que os alunos sejam bem-sucedidos na carreira e também na vida de modo geral.

Sendo assim, produzimos este post com o intuito de apresentar o Grupo Educacional Augusto Cury e a metodologia de ensino desenvolvida por ele. Continue a leitura para saber mais.

O que é o Grupo Educacional Augusto Cury?

O Grupo Educacional Augusto Cury é uma instituição que coloca em prática soluções para a construção do intelecto, das competências socioemocionais e capacidades mentais por meio de inúmeros cursos presenciais e a distância, palestras, workshops, entre outros.

Adotando a utilização de metodologias distintas, o projeto pretende capacitar e treinar os profissionais da educação para desenvolverem a elaboração de um plano educacional baseado na estruturação dos pensamentos, com o propósito de esclarecer como eles são estabelecidos dentro da mente e quais suas implicações nas ações dos alunos.

Como funcionam os projetos que ele apresenta?

Mediante convênios com escolas públicas e privadas, o Grupo Educacional Augusto Cury é composto por organizações que trabalham em diversos nichos da educação.

Destacam-se os projetos sociais que apoiam entidades sem fins lucrativos que oferecem ajuda humanitária, os programas educacionais que envolvem a preparação das escolas para desenvolver as propostas do programa e a franquia desse modelo de educação fundamentada na aprendizagem e desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Portanto, os colaboradores das instituições recebem treinamento e capacitação de acordo com as técnicas desenvolvidas nos projetos do Grupo Educacional Augusto Cury e, dentro das palestras, o conhecimento necessário para aplicar a metodologia de ensino em suas instituições.

Qual a importância do desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens?

A evolução socioemocional é uma ferramenta imprescindível para que os adolescentes saibam identificar e compreender os seus próprios sentimentos. Além disso, permite que eles possam interpretar as expressões emotivas de todos que estão à sua volta de modo a ajustar o seu próprio comportamento.

Ter essas capacidades é de grande importância para construir empatia com os colegas e, assim, dar início a relacionamentos saudáveis e duradouros. Em um ambiente escolar adequado, os alunos que desenvolvem a inteligência emocional são capazes de respeitar e valorizar as diferenças, e isso contribui para a construção de convivência solidária e respeito recíproco.

Os benefícios da inteligência socioemocional podem ser observados em diversos aspectos da vida dos alunos que vão impactar tanto na jornada acadêmica quanto profissional. Podemos destacar o espírito de liderança, a capacidade de administrar conflitos, o trabalho em equipe — características essenciais para estabelecer bom relacionamento com professores, colegas de trabalho e em família.

A formação do caráter e dos valores de cada pessoa pode sofrer influências externas. Por isso, desenvolver a inteligência socioemocional dentro de um comportamento escolar favorável vai fazer toda a diferença em seu futuro.

Além do mais, inserir os alunos em um ambiente equilibrado onde todos recebem apoio necessário para se desenvolverem e se tornarem pessoas mais solidárias reflete em resultados satisfatórios em relação à evolução no aprendizado.

O que é a Escola da Inteligência?

A Escola da Inteligência é um programa educacional de referência na instrução voltada para o campo socioemocional dos alunos. Esse método de ensino — que foi criado e desenvolvido pelo dr. Augusto Cury — está sendo colocado em prática em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior.

Introduzido dentro da grade curricular normal das instituições, esse projeto tem o papel de gerenciar as emoções, promover aptidões nos alunos para administrar conflitos, estabelecer convivência saudável e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos com a escola.

Essa ferramenta de ensino auxilia no esclarecimento das emoções com o intuito de entendermos a melhor forma de lidar com elas. Desse modo, quando desenvolvido nas escolas, o projeto pode estimular a inteligência emocional dos alunos e contribuir para que eles tenham uma vida mais feliz e equilibrada.

Quais os seus objetivos?

O principal objetivo do programa da Escola da Inteligência é de colocá-lo em prática dentro das escolas para fomentar o desenvolvimento da saúde emocional dos alunos. No entanto, o programa tem outros objetivos, como:

  • amparar os alunos de modo a reduzir os índices de evasão escolar e do consumo de ilícitos;
  • agregar habilidades intelectuais nos discentes;
  • melhorar a experiência educacional resultando em melhora na aprendizagem;
  • estimular o trabalho em equipe;
  • despertar o interesse em produzir o bem para as pessoas à nossa volta;
  • aumentar a autoestima dos estudantes;
  • promover o bem-estar de professores e alunos;
  • ampliar as relações interpessoais entre as famílias, os alunos e os profissionais da educação;
  • habilitar as famílias para atuarem junto aos filhos no processo de aprender.

Como auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional?

Na prática, esse projeto se baseia em estimular os jovens a refletirem sobre o seu próprio desenvolvimento sob uma perspectiva multidisciplinar. Ou seja: desenvolver uma inteligência capaz de absorver competências sociais, emocionais e intelectuais, desse modo impulsionando a sua capacidade de se posicionar sabiamente sobre si e suas relações com o meio em que vive.

Além disso, a Escola da Inteligência atua com o fim de considerar como os pensamentos influenciam as nossas emoções e como isso pode interferir em nosso comportamento.

Essa metodologia aplicada à educação emocional dos discentes favorece melhores resultados nos indicadores de aprendizagem, reduz os atos de indisciplina e possibilita o acompanhamento de perto pela família no processo de educação dos filhos.

O Grupo Educacional Augusto Cury apresenta metodologias e valores muito importantes. Desenvolver habilidades de inteligência emocional nos alunos é um fator imprescindível para guiá-los em seus propósitos. Seja gerenciando conflitos, seja adquirindo conhecimento ou se relacionando com suas próprias emoções e dos que o cercam, esse programa pode refletir o sucesso na vida acadêmica e profissional dos discentes.

Gostou deste texto sobre o desenvolvimento da inteligência socioemocional? Em caso afirmativo, assine a nossa newsletter e receba todas as informações importantes que vão ajudá-lo a conhecer mais sobre uma cultura escolar saudável.

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário