Com a rotina agitada que levamos, sobra cada vez menos espaço na agenda para o descanso e para a família, não é mesmo? Mas, como não vivemos só de trabalho e obrigações, é essencial aproveitar o período das férias para tirar um tempo para si e para curtir os seus!

As férias em família prometem ser uma ótima oportunidade para fortalecer o diálogo e estreitar os laços afetivos, o que resulta, sem dúvida, em uma melhora significativa na relação entre todos. Além disso, uma viagem (ou algum passeio) feita com quem gostamos, é a ocasião especial de relaxamento e de construção de memórias que ficarão para sempre guardadas!

Confira abaixo algumas dicas que separamos para que você possa usufruir, ao máximo, das férias conjuntas!

Esqueça do trabalho e dos problemas

De nada adianta estar em um lugar, mas com a cabeça longe dali! Por isso, é muito importante organizar anteriormente sua rotina de trabalho, deixar tudo em ordem e, se preciso, até adiantar algumas tarefas. Assim você consegue relaxar verdadeiramente, aproveite o passeio de corpo e alma e não fique com aquele terrível peso na consciência.

Lembre-se que nem sempre as coisas são tão urgentes quanto imaginamos! O trabalho pode esperar, os problemas se resolvem, mas esses momentos com a família são raros, únicos e passam rápido demais. Então, esteja por inteiro neles!

Façam o planejamento juntos

Todos devem estar envolvidos — seja na escapada de um dia ou na viagem de um mês! A escolha do destino, a separação do que é preciso levar ou comprar, o preparo das malas (ou mochilas), a elaboração da playlist (caso decidam pelo carro) etc., tudo isso faz parte do planejamento e deve ser feito em conjunto!

Dessa maneira, ninguém fica sobrecarregado, todo mundo participa e sente que suas opiniões e gostos são valorizados. Essa etapa compartilhada colabora no fortalecimento da união entre vocês e cultiva o senso de responsabilidade em seus filhos!

Busquem novas vivências

Toda vez que vão sair juntos decidem pelo mesmo lugar? Rotina é bom, mas a proposta de passar as férias em família é a de justamente fugir dela.

Abrir-se para o novo é garantia de ricas experiências! Conviver com pessoas diferentes, conhecer novas culturas e paisagens, e provar sabores inusitados, são maneiras de aumentar o repertório cultural e de intensificar o desenvolvimento pessoal.

O cotidiano nunca mais será o mesmo depois de tantos aprendizados!

Tirem muitas fotos

Claro que não é para deixar de viver o momento porque ficaram tirando fotos, mas uma das melhores sensações que se pode ter em família é a das memórias compartilhadas! Dizem que relembrar é viver e passar um tempo revirando álbuns ou assistindo sessões das fotos que tiraram, fará todos recordarem daqueles momentos especiais e terem a certeza de que viveram muita coisa bonita juntos!

Relações consolidadas são aquelas que constroem o presente e o futuro tendo o passado como guia!

Conforme vimos, as férias em família, quando bem planejadas, reduzem o estresse, ampliam a intimidade e o vínculo entre todos, torna-os mais tolerantes uns com os outros e produzem histórias que nunca são esquecidas.

É claro que não devemos esperar as férias para desenvolver esses valores, mas elas são uma chance para todos passarem mais tempo juntos e lembrarem o quanto a companhia entre pais e filhos é gostosa e incomparável!

Você tem mais alguma dica de como aproveitar as férias em família? Divida-a conosco deixando um comentário no post!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário