Para formar bons indivíduos no futuro, a presença da família na educação de filhos é tão importante quanto a da escola. Afinal, os pais são as primeiras referências de um comportamento ético e moral para eles. Devido a isso, educar, muitas vezes, se apresenta como uma missão desafiadora e que gera muitas dúvidas.

Entretanto, ao entender o seu real objetivo, ela pode se tornar menos complexa. Desse modo, continue acompanhando este artigo. Nele, você aprenderá como ajudar seus filhos no aprendizado de forma construtiva, além de entender como se comportar nesse processo. Confira a seguir!

Entenda qual é a função dos pais

Como dissemos inicialmente, o meio familiar é o que mais influencia a educação de filhos. Ao perceberem que seus pais se interessam por suas experiências escolares, as crianças — e adolescentes — se sentem valorizadas e com vontade de continuar desenvolvendo novas habilidades. Com isso, as chances de surgirem comportamentos problemáticos diminui consideravelmente.

De modo a construir uma relação de suporte, o diálogo é a chave. Boa parte dos conflitos entre pais e filhos provém de falhas na comunicação. Portanto, busque a integração por meio de palavras de incentivo, encorajamento e outras práticas que você pode conferir mais abaixo:

Motivar

Comemore com eles cada pequena conquista do dia a dia, a finalização de uma atividade que julgavam complicada, por exemplo. Também, os incentive a buscar as soluções de suas tarefas por conta própria — uma excelente maneira de estimular a independência.

Caso ocorra algum equívoco, evite desmotivá-los. Elogie os acertos e converse sobre os erros, sobretudo quando a situação não aconteceu do jeito que você esperava. Entenda que seus filhos terão pensamentos diferentes dos seus. Cabe a você reforçar o comportamento positivo e repreender os negativos, respeitado o modo como eles reagem ao ambiente.

Ensinar

Outra função essencial na educação de filhos é saber ensiná-los adequadamente. Faça-os refletir sobre o conteúdo que estiverem aprendendo, pergunte o que compreenderam do assunto abordado na escola e os oriente quando chegar a hora de realizar a lição de casa. Nesse momento, é importante você lembrar que não deve fazer a atividade por eles.

Esclarecer

Frequentemente, seus filhos abordarão você com inúmeras dúvidas, sejam sobre assuntos triviais ou relacionados ao aprendizado escolar. De todo modo, a melhor abordagem nessas situações é explicar o que precisar de forma direta e objetiva. Muitas explicações podem confundi-los mais do que tranquilizá-los, por isso, procure responder exatamente o que foi perguntado.

Acompanhar

Estar presente em todas as ocasiões especiais da escola ajudará a fortalecer o sentimento de valorização que citamos mais acima. Então, não deixe de aparecer em apresentações, reuniões de pais e mestres, e outros encontros. Além de poder acompanhar o desempenho deles quando não estão em casa, você mostra que se interessa e apoia os seus feitos.

Mais um fator essencial e que você precisa compreender: o modo como os pais se portam ensina aos filhos quais são as consequências de suas ações, mesmo que inconscientemente. Portanto, esse é mais um motivo para buscar uma comunicação fluida e baseada no respeito. Uma relação que contribui para o processo civilizatório deles.

Saiba como os pais devem se comportar

Da mesma maneira que falamos sobre qual é o papel dos pais na educação de filhos, também falaremos da postura adequada para ajudá-los na formação deles enquanto indivíduos em sociedade. Afinal, não é somente com a orientação verbal que se contribui com o desenvolvimento deles, mas também com as ações.

Entretanto, nem sempre os pais reconhecem que suas atitudes afetam a educação de seus pequenos. Sendo assim, veja como se comportar para incentivar o bom desenvolvimento dos filhos mais abaixo:

Participar ativamente do desenvolvimento dos filhos

Já citamos esse ponto ao longo do conteúdo, entretanto, é sempre bom reforçar: participe de forma ativa do cotidiano escolar dos seus filhos. Não pense que cobrar por resultados positivos no boletim é o bastante. O fundamental para estimular o crescimento deles é construir a proximidade, que não se consegue de um dia para o outro.

Posicionar-se como figuras de autoridade

Essencial para a educação de filhos, os pais precisam saber como impor sua autoridade sem se tornarem autoritários. Uma maneira de praticar isso eficientemente é deixando de impor regras sem explicações. Ordens soltas passam uma imagem de autoridade superficial, já que o comando não fará sentido para as crianças. Além disso, pais com perfis rígidos dificultam a expressão de sentimentos e pensamentos dos filhos.

Um ambiente onde suas vontades não são consideradas, aumenta as chances das crianças se tornarem adultos introspectivos. Por isso, sempre que estabelecer uma norma, esclareça o porquê dela.

Reafirmar a posição de pai/mãe

Ao contrário dos pais autoritários, existem aqueles que são permissivos demais. As consequências disso são pais que não conseguem estabelecer limites para os filhos e nem se manter presentes em seu dia a dia.

Tais atitudes são tão prejudiciais quanto as do extremo oposto, pois não transmitem a segurança e o suporte que eles necessitam.

Adotar boas condutas

Uma das melhores maneiras de influenciar positivamente a educação das crianças é dando exemplos práticos de boas condutas. Exercer aquilo que foi passado como correto para eles é muito mais eficiente; além de terem uma referência ética e moral, eles conseguem absorver o comportamento positivo mais facilmente.

Portanto, para exercer a função de pais participativos, é necessário demonstrar o afeto, construir o respeito e um ambiente harmonioso. Esses são valores que as crianças e adolescentes devem saber buscar, preservar e celebrar desde pequenos. A partir disso, outros valores importantes serão estabelecidos automaticamente.

Descobrir o papel dos pais na educação de filhos nunca foi fácil. Contudo, as dicas que demos aqui serão de grande ajuda, basta seguir e cultivá-las. Imagine que seus filhos precisam de uma rede sólida de apoio em casa, com responsáveis que se interessam pelo seu desenvolvimento e são capazes de guiá-los no caminho adequado para a chegada da vida adulta.

Gostou deste artigo? Então, veja agora como melhorar o relacionamento com seus filhos e entenda a importância do diálogo no meio familiar!

Centro Educacional Logos
Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Email