Uma coisa é certa: seu filho já está inserido no mundo da tecnologia. É impossível e até irracional fugir disso. A questão a ser analisada diz respeito à forma como ele usa esse recurso. Ele verifica com muita frequência as redes sociais? Passa horas vendo a timeline ou jogando on-line com os amigos?

Se a resposta foi sim para alguma dessas perguntas, talvez seja o momento dele deixar de ser apenas usuário desses recursos e entender como eles são criados, para quem sabe se tornar produtor de conteúdo, já pensou?

Isso é possível por meio do ensino da linguagem de programação para crianças! Vamos ver na sequência alguns dos seus benefícios.

1. É a linguagem do futuro 

Há pouco tempo, precisávamos de ferramentas diferentes para organizar a vida como calendário, agenda, despertador, calculadora e rádio. Hoje, tudo isso se transformou em aplicativos, que podem ser facilmente acessados por meio do celular e são criados pela linguagem de programação. Trata-se de uma ciência relativamente nova e com deficit de profissionais, ou seja, um ótimo investimento a longo prazo.

2. Trabalha a interdisciplinaridade 

A linguagem de programação para crianças precisa de várias outras ciências para ser entendida e colocada em prática: Matemática, Física, Língua Inglesa, História, por exemplo. Pense nos vários conhecimentos que seu filho precisará usar para criar um jogo, por exemplo. É uma ótima forma de aplicar tudo que ele aprende na escola.

3. Incentiva a autonomia 

O aluno cria seus programas, aplicativos ou jogos do zero. Dessa forma, precisa se organizar e, muitas vezes, resolver os próprios problemas, por meio de um pensamento que seja lógico e eficaz.

Trata-se de uma habilidade que será muito útil nas mais variadas situações do dia a dia, isso porque a autonomia só é alcançada depois que o aluno adquire certo nível de conhecimento e se sente seguro para seguir em frente sozinho. Mesmo que erre, ele tem capacidade de voltar e repensar para depois seguir adiante.

4. Promove a criatividade 

Crianças já têm muita criatividade por natureza, porém, muitas vezes, não encontram onde aplicá-la e acabam achando que ela não serve para nada. A linguagem de programação para crianças permite a exploração dessa qualidade, isso porque se trata de algo exato: um determinado comando terá uma reação específica. Porém, há infinitas formas de usar essa reação num jogo ou num aplicativo, por exemplo.

5. Encoraja o trabalho em equipe 

Esqueça a imagem do programador trabalhando sozinho num quarto escuro e olhando fixamente para tela do computador. Obviamente, momentos de concentração são necessários, porém, a troca de ideias e a intervenção de colegas no trabalho são essenciais. Por isso, vemos vários aplicativos de sucesso que foram criados por grupos.

Um segundo olhar é essencial para garantir a usabilidade e eficácia do que está sendo criado. Da mesma forma acontece em sala de aula, a troca de informação é contínua e necessária, além de tornar tudo muito mais divertido.

Viu só a quantidade de benefícios do ensino da linguagem de programação para crianças?  O seu uso é muito importante para mostrar ao aluno como estabelecer linhas reacionais de pensamento, a fim de solucionar os mais variados problemas.

Para se manter informado sobre as novidades na área de educação e ensino, não deixe de assinar nossa newsletter! Enviaremos sempre um conteúdo interessante e atualizado, pode confiar!

Até a próxima!

Autor

Tudo que você precisa saber sobre educação de qualidade para construir um futuro melhor.

Escreva um comentário